Um web site ajuda na fidelização, promove o negócio e os seus serviços 24 horas por dia. Mas não adianta só ter um site, é necessário ter objetivo na internet. Assim com há um planejamento estratégico, é preciso criar um plano para atuar nesse mercado. Sou diretor de planejamento em uma agência de Planejamento e Comunicação e sempre alerto aos clientes quanto essa questão. Há três questões que todo empreendedor deve respeitar o primeiro é:
Onde sua empresa quer chegar?
Como ela vai se comunicar estrategicamente com seu público?
Qual ferramenta vai impactar o maior numero de clientes com potencial de compra?
Essas perguntas são alinhadas respectivamente com:
Planejemaento de Marketing
Planejamento de Comunicação
Planejamento de Mídia
O objetivo do site que é objetivo de mídia deve estar alinhado ao planejamento de marketing. Se o posicionamento da empresa está direcionado para um determinado segmento então a linguagem do site deve ser estar alinhada com esse segmento, a não ser por questões estratégicas. E após feito o site é necessário ter ferramentas de apoio concomitantes à estratégia de marketing no mundo real, essas ferramentes devem estimular a visitação.
Pronto, você fez o site e estimulou a visitação, mas seu site tem conteúdo relevante prender o usuário? Em uma analogia, costumo dizer que o objetivo do site é fornecer e quem fornece, fornecer algo à alguém. Na internet, nada pior do que ser taxado como intruso. Então para não fazer feio, separei algumas dicas:
- Não seja pão duro, não arrisque a imagem da organização pedindo ao seu sobrinho para fazer o site de sua empresa. Contrate uma agência profissional.
- Depois do site feito, delegue ao departamento de marketing ou contrate uma agência mensal para gerar conteúdo.
- Atualize sempre fotos de produtos.
- Estimule a participação dos visitantes
- Use ferramenta de mídia social, por exemplo, o twiiter, que é uma ótima estratégia.
Não existe receita de bolo para estratégias de comunicação web porque cada público tem uma necessidade. Estipule uma verba e convide uma agêcia para criar uma estratégia. A agência que vencer em termos de resultados será a escolhida. Hoje é possível construir uma estratégia com uma verba de 2.000,00(dois mil) reais.
Texto por Marlon Ribeiro @ forumdenegocios.com.br